Pesquisar este blog

domingo, 27 de maio de 2012


Dia 27 de maio – Dia da Imigração italiana em

Matias Barbosa/MG

Hoje completa 124 anos da chegada das primeiras famílias italianas em Matias Barbosa/MG.

         No dia 27 de maio de 1888, exatamente domingo, desembarcavam na Estação Ferroviária de Matias Barbosa as primeiras famílias de imigrantes italianos em Matias Barbosa, e posteriormente foram levados para fazenda de café, principalmente do Dr. Eugênio Teixeira Leite proprietário da Fazenda Morro Alto. A Colônia de italianos localizava-se no Jardim do Mina, se consolidou no inicio do século XX, onde  desempenharam trabalhos agrícolas em pequenas lavouras. As várias famílias de italianos mantiveram por um bom tempo suas tradições e costumes. A Colônia de Matias Barbosa, por exemplo, realizava anualmente a Festa Italiana recebendo outras Colônias da região. O distrito de Matias Barbosa teve considerável aumento populacional, devido à imigração, se destacando entre os distritos do município de Juiz de Fora.

Parabéns e muitas felicidades a todos aqueles que fizeram e fazem parte desta rica história.

As primeiras famílias italianas que se fixaram no distrito de Matias Barbosa foram Dalcol, De Martin, Francisquete, Pigozzo, Pessera, Martinelli, Demarque, Dalecrode, Ciciliani, Pradella, Casa Grande, Daltoe, Pilatti, Dalpare, Dolabela, Picino, Bortholo, Beloto, Tatuça, Selece, Samavila, Pancotti, Fuino, Beloti, Ceciliano, Pascoalim e Portoni. Depois vieram as famílias: Picinini, Chapinotti, Malatesta, Cipriani, Montinoti, Cesca, Carnevalli, Fedoce, Picoli, Vitoreto, Piazzi, Penaqui, Doro, Albertino, entre outros.



Foto acima: Casa Ítalo-Brasileira em Matias Barbosa/MG local de encontro dos italianos e descendentes na primeira metade do século XX.

Fonte: Arquivo Histórico de Matias Barbosa/PMMB


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre a matéria.