Pesquisar este blog

domingo, 27 de maio de 2012

Conhecendo os Bens Tombados de Matias Barbosa/MG


Ano do Tombamento – 2008

Tombamento Municipal – Decreto nº 1.420 de 25 de março de 2008.

Edificação

Ponte da Liberdade conhecida popularmente como “Ponte do Arco”.

Localização
Rua Ponte do Arco, s/n.

Bairro
Bairro Ponte do Arco

Custo da Construção
Indeterminado.

Período de Construção
Segunda metade do século XIX.

Técnico Responsável pela Construção
Indeterminado.

Histórico da Edificação
Em 01 de outubro de 1875 a Estação Ferroviária da Central do Brasil foi inaugurada em Matias Barbosa. Segundo Eloy de Andrade, a Ponte do Arco (também conhecida como Ponte da Liberdade, por estar situada em terras da Antiga Fazenda da Liberdade), a Ponte de Santa Rosa, os túneis do Passa-três e as Muralhas de Contenção nas margens do Rio Paraibuna, todas edificadas para a instalação da Ferrovia Central do Brasil em Matias Barbosa, foram construídos pelo engenheiro Dr. Augusto Andrade de Souza.



Descrição da Edificação
A Ponte da Liberdade, ou Ponte do Arco, foi construída em 1875, conforme os recursos disponíveis na época, destinada ao uso da então Estrada de Ferro Central do Brasil. A ponte é sustentada por um arco de estrutura de pedras aparentes emparelhadas. Os blocos de pedra de arremate e dos cunhais são em bossagem, importados da Inglaterra, e possuem dimensão externa de 38x50cm. O arco de sustentação da ponte totaliza um vão livre total de cerca de 10m. A ponte possui largura total de 4,70m por 10m de altura, da estrada até o arco, e mais 2m até o leito da ferrovia, que possui uma mureta de proteção de concreto com 50cm de altura. Reforçando a estrutura, um muro de pedras, em formato trapezoidal, estende-se da ponte até cerca de 14m nas quatro extremidades. O leito da ferrovia conta com cerca de 4m de largura e é revestido de pedras soltas.

Técnicas Construtivas Predominantes
Seu sistema construtivo é sustentado por um arco de estrutura de pedras emparelhadas aparentes. Os blocos de pedra de arremate e dos cunhais são em bossagem, importados da Inglaterra, e possuem dimensão externa de 38x50cm.


Empresa Responsável
Indeterminada.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre a matéria.